Estudo comprova que os gatos são mais independentes do que os cães

Apesar de terem uma forte ligação com seus tutores, os gatos não precisam deles para se sentirem seguros.

por Karina Sakita — publicado 3 set 2015 - 19:06

Gatos são mais independentes. (Foto: Reprodução / Google)

Gatos são mais independentes. (Foto: Reprodução / Google)

Pesquisadores afirmam que a teoria de que os gatos são mais independentes do que os cachorros é verdadeira. A explicação é que, diferentemente dos cães, os felinos não veem seus tutores como uma fonte de proteção.

O estudo foi liderado por Daniel Mills, professor de Medicina Veterinária Comportamental da Universidade de Lincoln.

Ele afirma que os gatos não sofrem de ansiedade da separação e que miam quando seus tutores saem apenas porque se sentem entediados ou frustrados.

Apesar de estudos já terem comprovado que os felinos são sociáveis e têm uma boa relação com suas famílias, Mills garante que eles não procuram seus tutores para se sentirem seguros como os cães fazem.

Vinte gatos participaram de um experimento onde eram colocados em um ambiente estranho. Sendo que na primeira etapa estavam acompanhados por seus tutores; na segunda, com uma pessoa desconhecida; e na última parte, ficavam sozinhos.

Os gatos miavam mais quando seus tutores deixavam o ambiente, mas o professor Mills alega que isso só confirma que eles preferem a companhia de seus pais humanos do que de outras pessoas.

O resultado do estudo revelou que os felinos não dependem de seus tutores para se protegerem em um ambiente desconhecido por causa de sua natureza.

Ou seja, eles sentem afeição por seus tutores e gostam de carinho, porém acreditam que conseguem se defender dos perigos do mundo sem precisar de ajuda.

 

Fonte: Daily Mail UK

 

deixe seu comentário: