Como manipular um gato com dor?

Saiba como manipular um gato quando ele estiver com dor.

por George Augusto — publicado 5 maio 2015 - 8:08

Os gatos podem reagir com agressividade por vários motivos, no entanto a causa primordial é quando eles apresentam algum tipo de dor. Muitas pessoas ficam bastante assustadas quando vêem um felino agressivo e, na maioria das vezes, acabam deixando o pet sem assistência médica porque não sabem manipular um gato em situações extremas. Antes de começarmos a entrar nas técnicas de manipulação, é válido que o tutor saiba as “armas” de defesa que os gatos possuem. Existem duas principais: Os dentes e as garras que, por sua vez, podem causar grandes lesões no indivíduo que for atacado.

Como manipular um gato com dor. Foto: Reprodução

Como manipular um gato com dor. Foto: Reprodução

Os felinos possuem um corpo bastante maleável, com isso podem fazer um ataque mesmo sendo imobilizados, é claro quando a técnica é feita de forma errada. Antes mesmo de se aproximar de um gato com possível dor, é importante tentar localizar o local de origem da mesma. Muitas vezes, isso fica difícil para o tutor diagnosticar, porém em casos de fraturas e ferimentos, fica mais fácil. Jamais quando for manipular o animal toque ou aproxime-se da área afetada. Isso causará muita dor, conseqüentemente, agressividade.

Procure se aproximar lentamente, em seguida aproxime a mão em direção a cabeça do pet. Verifique se ele demonstrará agressividade, caso contrário acaricie-o para ganhar sua confiança. Tente passar também a mão em todo o dorso do animal para verificar algum incômodo ou tentativa de mordedura por parte do gato. Existem animais que não permitem nem a aproximação da mão, nesse caso, é indicado o uso de equipamento de proteção para o tutor no momento de pegá-lo.

Existem três tipos principais de contenção imediata, são eles: O pano, as luvas ou, se tiver experiência, segurar a pele acima do pescoço.

Pano: O pano é muito indicado em gatos que estão bastante agressivos. O pano é jogado sobre o animal, em seguida o tutor enrola o corpo do animal a fim de prender totalmente as patas. Isso fará com que o animal não arranhe e não consiga morder. Essa prática é muito utilizada até mesmo pelos médicos veterinários.

Luvas: Existem luvas apropriadas para que nem a garra nem o dente consigam atravessar seu material. Ela pode ser muito útil para tutores que possuem gatos bravos, ou mesmo para deixar guardada para casos de emergência.

Pele acima do pescoço: Os gatos, quando filhotes, são carregados pela mãe através da pele que fica acima do pescoço. Essa pele tem boa elasticidade, e se for segura da forma correta, não causa desconforto nenhum para o animal. O indicado é que o tutor segure a pele, em seguida segure-o com a toalha. Isso evita que machuque o gato de alguma forma. É importante que a pessoa que execute essa técnica já a tenha feito antes, pois qualquer erro pode fazer com que o pet venha a morder ou arranhar quem o está manipulando.

Quando o animal estiver sendo levado para uma clínica veterinária, é indicado que o tutor tome alguns cuidados importantes. O mais indicado é que o animal seja levado através de um transportador específico. Caso não possua, o tutor poderá enrolar apenas as patinhas com esparadrapo para que as garras não possam sair. Essa bandagem deve ser feita individualmente em cada pata.

O tutor pode encontrar em petshops focinheiras para gato. Isso pode ser uma boa escolha para o transporte, desde que a distância não seja tão grande. Não é indicado que seja aplicado nenhum medicamento para o tranqüilizar no momento do transporte sem a autorização do médico veterinário.

 

Por: George Augusto von Schmalz Portella de Macedo

Ocupação: Acadêmico de Medicina Veterinária

Contato: [email protected]

deixe seu comentário:
  • Maiara Maia

    Não enrolem a patinha do gato com esparadrapo, pois pode parecer ótimo para evitar possíveis ataques, mas ao retirar causa grande desconforto no animal, pq é como se estivessem o depilando. Além disso, quem for retirar o esparadrapo vai sofrer com ataques do animal.